Trentino

Serviço cidadania via materna

Cidadania italiana por via materna, 1948

Até 1948, as mulheres perdiam a cidadania italiana no matrimônio e assumiam a cidadania do marido. Como consequência, os filhos dessas mulheres não tinham direito à cidadania italiana.

No entanto, em 1948, a lei foi derrubada e os filhos de mulheres italianas, a partir dessa data, passaram a poder reivindicar a cidadania italiana. Não obstante, o processo não pode ser conduzido diretamente e, portanto, o direito deve ser conquistado por meio de uma ação judicial.

Então, visto que o processo deve ser movido no Tribunale Amministrativo Regionale del Lazio, a Trentino Cidadania oferece esse serviço aos requerentes.

Além da comodidade de não precisar ir até a Itália, a Trentino promove pedidos da mesma família de uma só vez, na mesma ação.

Nós reunimos e preparamos seus documentos e enviamos ao nosso advogado em Roma, o qual conduzirá a manifestação jurídica a distância. Por fim, você só terá o trabalho de ir ao local mais conveniente solicitar o passaporte e cadastrar-se como cidadão italiano.

E como funciona o processo?

Inicialmente, ainda no Brasil, juntamos e preparamos todas as certidões, as suas e as dos seus familiares, fazendo as análises necessárias e conferindo se todas serão aceitas na petição.

Depois, enquanto você leva uma vide livre do estresse inerente à burocracia dos tribunais, o advogado desenrola os trâmites em Roma e, assim que a sentença for deferida em seu favor, você será contatado.

Após isso, além de comemorar, você deverá ir cumprir a sentença, o que significa assinar alguns papéis e, já nessa ocasião, solicitar o passaporte italiano e adentrar o AIRE — um cadastro de cidadãos italianos.

Em quanto tempo tudo ficará pronto?

Deve-se considerar que o serviço passará por todos os estágios do requerimento, e, por isso, nós dependeremos, por exemplo, do tempo gasto para arrumar as certidões, do número de pessoas que solicitarão a cidadania e do ritmo no tribunal, além de outros fatores.

Todavia, se pudermos afirmar vagamente alguma coisa, diremos que o tempo tomado por esse procedimento é muito menor do que o convencional, decorrido nos consulados. Há aí uma vantagem!

Então, se você quer ter uma perspectiva de tempo investido mais sólida, fale com a Trentino! Nós analisaremos de perto o seu caso e, de posse de informações sobre você e seus objetivos, bem como sobre os documentos que você já possui, poderemos dar um panorama do tempo necessário.

E quanto custa?

Como o leitor deve ter notado acima, as variáveis que norteiam nossas ações são muito diversas e, assim sendo, não podemos prever orçamentos que contemplem todos os clientes em uma mesma tabela.

Assim, se você gostaria de saber o valor para que tomemos conta do seu pedido, contate-nos! Com informações sobre o seu caso, além de podermos estimar um tempo, poderemos também prover um orçamento especialmente feito para você.

Por fim, se você quiser saber mais sobre a conquista da cidadania italiana, continue em nosso site a aprenda um pouco mais. Além disso, caso você tenha mais dúvidas ou queira ter acompanhamento especializado no seu processo, sinta-se à vontade para falar conosco!